Recentemente, os chineses lançaram seu terceiro porta-aviões, o Type 003 que, segundo o portal, é o grande diferencial para a vitória chinesa em uma possível guerra contra os EUA.
O portal destaca que a China não confrontaria diretamente as embarcações norte-americanas, mas usaria uma estratégia para neutralizar os seus porta-aviões.
Os militares chineses vêm apresentando diversos mísseis do tipo balístico antinavio, incluindo o DF-26B, que tem um alcance de até quatro mil quilômetros, sendo potencialmente capaz de afundar navios dos EUA na base em Guam.
O DF-26B foi descrito como um assassino de porta-aviões, sendo um míssil de capacidade dupla, um tipo banido pelo Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, assinado pelos EUA e União Soviética.
Enquanto isso, o DF-21D foi descrito como um míssil balístico antinavio, movido por combustível sólido e capaz de transportar uma carga útil de 600 quilos de explosivo com um alcance mínimo de 500 quilômetros e alcance máximo de 2.150 quilômetros, tendo alta manobrabilidade e precisão.
Sendo assim, o portal destaca que a Marinha chinesa poderia atacar as embarcações norte-americanas em mar aberto ou impedir o acesso a um potencial oponente transitando para a zona de conflito.
Os recentes testes dos mísseis DF-21D e DF-26B contra embarcações reais transmitem claramente a mensagem de que os navios da Marinha norte-americana operando perto da China estão em risco.