Panorama internacional

Sonhando com o que nunca terá

O Pentágono mudou de ideia sobre a entrega de armas avançadas à Ucrânia, segundo escreveu Trevor Filseth na revista The National Interest.
Sputnik
Trata-se de quatro drones avançados MQ-1C Gray Eagle, que a administração Biden pretendia enviar à Ucrânia. No entanto, a Administração de Segurança das Tecnologias de Defesa, agência do Pentágono, levantou objeções contra o envio de drones.
Há preocupações de que as forças russas possam derrubar os veículos aéreos não tripulados e "obter acesso aos seus equipamentos sensíveis de comunicação e vigilância", conforme o artigo.
Segundo uma fonte do Pentágono da mídia, a venda não foi cancelada completamente, mas a decisão está sendo revisada a um nível superior. Alternativamente, a fabricante do drone poderia trocar os eletrônicos mais sensíveis por versões menos avançadas. No entanto, isso degradaria as capacidades do veículo e o processo levaria vários meses para ser concluído.
Quatro drones, que supostamente custam cerca de US$ 10 milhões (R$ 51 milhões) cada e que originalmente eram destinados a ser usados pelo Exército dos EUA, mais depois foram alocados para uso potencial da Ucrânia.
Comentar