Cientistas chineses descobriram a primeira localidade detentora de areia cantora na costa do país, localizada na província tropical de Hainan, escreve a agência de notícias Xinhua.
"A descoberta do fenômeno natural mágico preenche uma lacuna de areias cantoras na China. Isso vai contribuir para o apoio financeiro ao desenvolvimento e proteção dos recursos turísticos em Hainan", afirmou Qu Jianjun, líder da equipe científica que fez a descoberta.
O Instituto de Meio Ambiente e Recursos do Noroeste (NIEER) da Academia de Ciências da China apresentou a nova localidade como algo que poderia dar impulso ao potencial turístico da região.
O território chinês é rico em lugares onde o fenômeno de areia cantora pode ser observado. Um dos destinos mais populares para os que querem vê-lo é a montanha Areia Cantora, perto das Grutas de Mogao, na cidade oásis de Dunhuang, na província de Gansu.
Agora, múltiplos lugares em Hainan podem oferecer curiosidades turísticas semelhantes. Os cientistas chineses destacaram alguns lugares onde a areia "canta", em particular no litoral da baía Clearwater, da península Shenzhou e em outras áreas de Hainan.
Segundo Qu, o fato de a costa de Hainan possuir um fenômeno de areia cantora mostra uma qualidade excepcional da água do mar e das praias locais. A pesquisa revela que a costa de Hainan tem crateras em forma de "V" formadas pela gravura mecânica subaquática.
"Esta estrutura física porosa de superfície bem desenvolvida é um fator importante no controle do mecanismo de som da areia cantora", diz Qu.
Portanto, a areia cantora na costa tem um som mais nítido com uma proporção maior de componentes de alta frequência, comparando com fenômenos semelhantes em desertos, indica a pesquisa.
Em todo o mundo, areais cantam na Califórnia, no norte de Michigan e em Nevada, bem como no deserto africano da Namíbia e na área próxima de Mesaieed, no Catar. Dá também para ouvir a música produzida pela areia na região do sul do Sinai, no Egito, e em Odashi, no Japão.