Conforme publicou o site da emissora norte-americana CNN, a informação partiu de uma fonte da Defesa dos EUA, que acrescentou que um grupo de militares ucranianos está recebendo treinamento para operar os sistemas.
Outras quatro unidades do sistema de longo alcance já estão em território ucraniano, segundo o próprio Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou na quinta-feira (23). No mesmo dia, a Casa Branca anunciou o pacote de assistência militar adicional que inclui os novos Himars. O novo pacote de assistência militar inclui ainda 36 mil munições de artilharia e 18 embarcações de patrulha.
Um Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (Himars) é disparado durante exercícios conjuntos entre os EUA e as Filipinas no país asiático, 14 de abril de 2016
© AP Photo / Bullit Marquez
Os Himars podem atingir alvos a quase 500 km de distância, a depender da munição empregada. Devido a essa capacidade, o governo dos EUA exigiu o comprometimento de Kiev de não atacar o território russo com essas armas. As munições enviadas à Ucrânia têm alcance máximo de 80 km.
A Alemanha e o Reino Unido também anunciaram recentemente o envio de outros modelos de armas de artilharia à Ucrânia. No dia 15, o Ministério da Defesa alemão anunciou o envio de três lançadores múltiplos de foguetes de modelo M270 MARS, capazes de atingir alvos a 70 km de distância. Anteriormente, o Reino Unido havia anunciado o envio de outras três unidades do mesmo modelo.
Os EUA e seus aliados do bloco ocidental têm mantido apoio militar e financeiro por meio do envio de armamentos e recursos desde o início da operação militar russa na Ucrânia. Os envios respondem a pedidos ucranianos de apoio e incluem armas cada vez mais poderosas.