Panorama internacional

Conselho de Segurança da ONU se reunirá para discutir situação da Ucrânia na tarde desta terça-feira

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá para discutir o conflito da Ucrânia na terça-feira (28), às 16h (horário de Brasília), de acordo com o programa da entidade.
Sputnik
A Missão da Ucrânia na ONU solicitou a reunião após um ataque com mísseis a um suposto shopping center em Kremenchug que deixou 13 mortos, informou a Reuters, citando o governador regional.
"Hoje, em 27 de junho, a Federação da Rússia bombardeou com mísseis um shopping center lotado em Kremenchug, região de Poltava. Tenho a honra de solicitar uma reunião urgente do Conselho de Segurança. Conselho de acordo com os Artigos 34 e 35 da Carta das Nações Unidas sob o item da agenda 'Manutenção da paz e segurança da Ucrânia'", disse o embaixador ucraniano na ONU, Sergei Kyslytsya, em uma carta destinada à missão albanesa, que assume a presidência do conselho durante o mês de junho.
Por outro lado, a Rússia contestou sua suposta culpa no ataque.

"Parece que estamos lidando com uma nova provocação ucraniana no estilo Bucha. Deve-se esperar pelo que o nosso Ministério da Defesa dirá, mas já existem muitas discrepâncias marcantes. Exatamente o que o regime de Kiev precisa para manter o foco das atenções na Ucrânia antes da Cúpula da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", disse o vice-representante permanente da Rússia na ONU, Dmitry Polyanskiy, em sua conta no Twitter.

No sábado (25), o representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, tenente-general Igor Konashenkov, disse que os militares russos destruíram as instalações ucranianas de processamento e armazenamento de combustível perto das cidades do sul de Kremenchug e Lisichansk com ataques de precisão.
Comentar