"Belarus cumprirá suas obrigações de dívida sob 'eurobonds' em rublos belarussos. O governo, com o Banco Nacional, adotou uma resolução correspondente", disse o Conselho de Ministros de Belarus em comunicado.
O órgão explicou que a execução da dívida será realizada à taxa do Banco Nacional na data do pagamento.
Na segunda-feira (27), o economista francês Charles Gave disse à Sputnik que detentores estrangeiros de eurobonds russos podem levar norte-americanos e europeus a tribunal por bloquearem o pagamento de juros da Rússia.
"Tal bloqueio não é um 'default', e o mundo financeiro sabe disso muito bem. A Rússia, claro, está disposta a pagar. É fundamentalmente ilegal, e os detentores de títulos em todo o mundo que são atingidos por essa 'sanção' imposta pelos EUA e pelos europeus podem e devem apresentar queixa nos tribunais internacionais", afirmou o especialista.
O especialista disse ainda estar confiante de que a Rússia tem dinheiro suficiente para pagar.
Até agora, o Banco Central russo sempre encontrou uma maneira de contornar as restrições financeiras ocidentais para pagar aos detentores de títulos estrangeiros. Nesse caso, a Rússia informou que pagaria em rublos, mas os títulos em questão não estariam permitindo pagamentos em outras moedas diferentes do dólar.