A influência da Rússia no norte da África está crescendo, afirmou na terça-feira (28) José Manuel Albares, ministro das Relações Exteriores da Espanha, ao canal Antena3.
"Há uma crescente presença russa na África, nos países norte-africanos", disse ele em Madri, Espanha, horas antes do começo da cúpula da OTAN, defendendo uma maior presença do país europeu na região.
Albares acrescentou, citado pela agência britânica Reuters, que isso está acontecendo em uma região em que se está espalhando a instabilidade política e atividade militante. Com instituições muito fracas, juntas militares, uma crise alimentar e movimentos migratórios, o Sahel é o epicentro do terrorismo mundial, declarou o ministro espanhol.
O alto responsável espanhol ainda referiu desconhecer a presença de tropas russas na Argélia, que recentemente suspendeu um tratado de amizade com a Espanha devido a uma disputa diplomática.
A Reuters também falou com dois altos funcionários e duas fontes diplomáticas, que informaram que Madri pedirá ajuda à União Europeia e à OTAN, particularmente na área de compartilhamento de inteligência, para abordar a questão das migrações desde África, que disseram ter sido agravada pela operação militar especial da Rússia na Ucrânia.