Em uma reunião com o presidente do Comitê Conjunto de Chefes de Estado-Maior do Paquistão, general Nadeem Raza, em Teerã na última terça-feira (28), o presidente iraniano Ebrahim Raisi disse que duas décadas de presença das forças dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Afeganistão só resultaram em massacre e destruição.
De acordo com a Tasnim, o presidente iraniano também pediu ao Talibã (organização sob sanções da ONU) que formasse um governo inclusivo no Afeganistão a fim de abrir caminho para a paz social e o amplo desenvolvimento.
Na ocasião, Raisi também elogiou o governo e o Exército paquistaneses por melhorarem as condições de segurança ao longo da fronteira comum com o Irã.
"As boas relações entre as forças armadas dos dois países criaram as bases para condições de segurança relativamente apropriadas nas fronteiras entre os dois países", disse o presidente.
O general paquistanês saudou o Irã como um amigo cordial do Paquistão, descrevendo suas visitas diplomáticas do mês passado como um testemunho da disposição de Islamabad de ampliar os laços com Teerã.
Em novembro de 2021, em reunião com o presidente do Paquistão, Arif Alvi, nas margens da 12ª Cúpula da Terra (ECO) no Turcomenistão, o presidente Raisi expressou a disposição do Irã de cooperar com o Paquistão na formação de um governo inclusivo no Afeganistão, incluindo a assistência humanitária necessária ao povo afegão.