Um relatório, publicado na quarta-feira (29), aponta que a desconfiança dentro do Irã está crescendo, principalmente após um comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) ser preso por supostamente ser um espião de Israel.
Segundo Mohammad Ali Abtahi, ex-vice-presidente do Irã, citado pelo NYT, as operações de Israel estão comprometendo seriamente a confiança na segurança do país, antes considerada como a base da República Islâmica.
Israel vem intensificando seus ataques ao programa nuclear iraniano nos últimos meses, uma tática utilizada para expor as falhas do IRGC e gerar um conflito interno, desestabilizando a inteligência do país.
A rede de espionagem de Israel se infiltrou profundamente na segurança do Irã, fazendo com que os principais oficiais e cientistas temessem pelas suas vidas.
Além da espionagem, o Irã está sofrendo com os ataques cibernéticos de Israel. Recentemente, três fábricas de aço iranianas sofreram ataques cibernéticos que provocaram a suspensão das linhas de produção.