"Na quinta-feira [30], em uma cerimônia de assinatura organizada pelo secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, líderes e ministros de 22 países aliados lançaram o Fundo de Inovação da OTAN, o primeiro fundo de capital de risco multissoberano do mundo", informou o comunicado.
A ideia de criar um fundo foi aprovada no ano passado. O intuito é fortalecer e fomentar a superioridade tecnológica bélica da aliança militar.
Segundo Stoltenberg, o fundo se destina a apoiar inovações que fortalecerão a segurança coletiva dos aliados.
"Com um prazo de 15 anos, o Fundo de Inovação da OTAN ajudará a dar vida às tecnologias nascentes que têm o poder de transformar nossa segurança nas próximas décadas, fortalecendo o ecossistema de inovação da aliança e reforçando a segurança de nossos bilhões de cidadãos", declarou.
O secretário-geral da OTAN acrescentou que o fundo permitirá que os aliados invistam a cifra bilionária em startups e programas de desenvolvimento de novas tecnologias de uso duplo, como inteligência artificial.
Com o Acelerador de Inovação em Defesa para o Atlântico Norte (DIANA, na sigla em inglês), o novo fundo tem como meta alavancar as tecnologias de ponta em termos de segurança militar.