Conforme publicou o Departamento do Tesouro dos EUA, uma notificação foi enviada ao fundo sediado no estado norte-americano de Delaware informando sobre o bloqueio e outras restrições.
"A Heritage Trust detém ativos avaliados em mais de um US$ 1 bilhão [cerca de R$ 5,2 bilhões]. Essa ação garante que esses ativos permanecerão bloqueados e inacessíveis a Kerimov", diz o comunicado do Tesouro dos EUA, acrescentando que o fundo foi criado em 2017 com o objetivo de manter e administrar os ativos norte-americanos do bilionário russo.
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, durante coletiva de imprensa no Departamento do Tesouro em Washington, EUA, 21 de abril de 2022
© AP Photo / Susan Walsh
O Departamento do Tesouro notificou formalmente o fundo apontando que o Heritage Trust está sujeito às mesmas restrições impostas contra Kerimov, bloqueando quaisquer transações correlatas realizadas por cidadãos norte-americanos. As restrições se estendem a transações que envolvam ligações com propriedades de Kerimov no país. As proibições também bloqueiam o envio de lucros ou contribuições dos fundos para o empresário russo.
Além de empresário no setor de energia, Kerimov é senador na Rússia e está sob sanções dos EUA desde 2018 devido à crise na Ucrânia. Após o início da operação militar russa contra Kiev, Kerimov foi sancionado novamente.