Os fabricantes do Xaver 1000 o chamam de "essencial" e "virada de jogo" para missões desde busca e resgate até o uso por forças especiais envolvidas em combate urbano.
O novo dispositivo possui "um rastreamento com base em IA de padrões de alvos vivos", de acordo com seus fabricantes, a Camero-Tech. A empresa militar israelense disse que o Xaver 1000 fornece "uma resolução sem precedentes de partes do corpo e posição: sentado, em pé, deitado e a altura dos objetos vivos" e é capaz de distinguir entre adultos, crianças e animais.
Amir Beeri, diretor executivo e fundador da Camero, descreve o aparelho como "uma verdadeira 'virada de jogo' para forças especiais e equipes de segurança que conduzem operações urbanas e rurais que exigem informações confiáveis sobre objetos vivos escondidos".
O Xaver "determina a abordagem mais adequada para realizar missões de resgate bem-sucedidas em uma variedade de cenários operacionais, tais como situações de resgate de reféns", disse Beeri ao jornal Israel Defense.
Sistema de inteligência artificial israelense Xaver 1000
Conforme o Israel Defense, o radar é capaz de "ver" através dos materiais de construção mais comuns. É portátil e pode ser operado por um único usuário, tanto diretamente quanto remotamente via Wi-Fi. Uma das características é uma tela sensível ao toque integrada que pode renderizar uma exibição 3D de pessoas e objetos vivos, tanto quando colocados ao lado da parede ou a uma curta distância, de acordo com a empresa. Os dados podem ser gravados e reproduzidos para fins de análise e treinamento.
A Camero-Tech apresentou o Xaver na exposição de tecnologia militar Eurosatory 2022, realizada no início de junho em Paris.