Panorama internacional

Lukashenko diz que Belarus interceptou ataques com mísseis da Ucrânia

O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, disse neste sábado (2) que os sistemas de defesa aérea do país interceptaram mísseis disparados pelas forças armadas ucranianas.
Sputnik
"Há três dias ou mais, eles [Ucrânia] lançaram mísseis do território ucraniano em uma tentativa de atacar instalações militares em Belarus, mas os sistemas Pantsir interceptaram todos os mísseis", disse o presidente.
Ele entende que existe uma provocação destinada a atrair seu país para uma guerra, e acrescentou que não havia "botas belarussas" em território ucraniano e que ele não deseja fazer parte do conflito.

"Não queremos lutar na Ucrânia. Não há absolutamente nenhuma necessidade nesta guerra aqui", disse Lukashenko.

O presidente afirmou em seguida que ordenou, há menos de um mês, que suas forças armadas que alvejassem o "centro de tomada de decisões" nas capitais dos países que Minsk vê como seus inimigos, e os alertou sobre uma resposta "instantânea" a um possível ataque.
Esta não foi a primeira vez que Minsk falou de "ações provocativas" por parte de Kiev desde o início da operação especial de Moscou na Ucrânia. No último dia 23, a delegação de Belarus informou que, apenas em maio, drones da Ucrânia violaram sua fronteira 17 vezes.
Panorama internacional
'Declaração de guerra', diz Lukashenko sobre bloqueio da Lituânia a Kaliningrado
Comentar