Panorama internacional

Plano do Reino Unido de reduzir tropas 'vai quebrar' o resto do Exército britânico, alerta general

Soldados britânicos atuando na Síria
O plano "insano" de Londres para reduzir o número de tropas britânicas ameaça ter sérias consequências para o Exército do país, disse o ex-chefe do Estado-Maior do Reino Unido general Richard Dannatt.
Sputnik
Ele expressou o receio que reduzir a quantidade de tropas de 82.000 para apenas 72.500 irá colocar pressão insustentável sobre aquilo que restar da força.
Cortar o Exército britânico em 9.500 militares após o início da operação russa na Ucrânia é "loucura" e poderia "quebrar" o que resta, alertou Dannatt.

"É um mero fato da vida, vamos quebrar o restante do nosso Exército se o nosso Exército não for grande o suficiente, bem treinado o suficiente e equipado o suficiente para fazer o que o governo em funções quiser que façamos", observou ao Sky News o oficial aposentado, que foi o chefe do Exército durante as operações no Afeganistão, avança portal Mirror.

"Você não pode fazer com que as pessoas trabalhem infinitamente com números [de militares] tão pequenos, então as quantidades em termos de nossas forças terrestres realmente importam".
O ex-chefe do Estado-Maior saudou também a promessa do premiê britânico Boris Johnson, feita na recente cúpula da OTAN em Madri, para aumentar as despesas de defesa do Reino Unido de 2,12% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2,5% até o final da década.
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, fala com membros da mídia depois de chegar à RAF Brize Norton, a oeste de Londres, depois de retornar de Kyiv, na Ucrânia, em 18 de junho de 2022
Panorama internacional
Boris Johnson sugere recriar aliança tipo Império Romano para fortalecer União Europeia
Na cúpula de Madri, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou os planos de colocar 300.000 militares em alta prontidão como parte da "maior revisão de nossa defesa e dissuasão coletiva desde a Guerra Fria".
Comentar