Panorama internacional

Finlândia aprova 'construção de barreiras' na fronteira com a Rússia

O Parlamento de Helsinque aprovou uma legislação pedindo reforço da segurança ao longo de sua fronteira de 1.340 quilômetros com a Rússia.
Sputnik
O parlamento da Finlândia aprovou novas medidas de segurança ao longo da fronteira do país com a Rússia, criando uma legislação que permitirá a construção de barreiras e que o país suspenda ou restrinja o tráfego de migrantes em "circunstâncias excepcionais".
O projeto de lei foi referendado nesta quinta-feira (7), refletindo as preocupações de segurança e temores de retaliação de Moscou depois que a Finlândia se candidatou à adesão à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Tratando da construção do muro, os parlamentares citaram a crise migratória no final do ano passado que levou a Polônia a construir um muro ao longo de sua fronteira com a Belarus.
Bandeiras da União Europeia e da Rússia em frente ao palácio presidencial, em Helsinque, capital da Finlândia
Tal como está, as fronteiras da Finlândia são protegidas principalmente com cercas leves de madeira, projetadas principalmente para impedir que o gado percorra.
"O que pretendemos construir agora é uma cerca robusta com um verdadeiro efeito de barreira", disse Sanna Palo, da Guarda de Fronteira finlandesa.
"Com toda a probabilidade, a cerca não cobrirá toda a fronteira leste, mas será direcionada para locais considerados os mais importantes", comentou.
O projeto de lei permite que o governo finlandês transfira todos os requerentes de asilo para um ponto de processamento centralizado, como um aeroporto, "caso a Rússia use os requerentes de asilo como meio de influência", escreve a imprensa local.
Os críticos da legislação levantaram a preocupação de que ela poderia violar tratados internacionais, incluindo as diretivas da União Europeia sobre requerentes de asilo.
Panorama internacional
Porta-voz de Putin: Ministério da Defesa vai responder ao ingresso da Finlândia e Suécia na OTAN
Comentar