Panorama internacional

Na CNN, Zelensky admite que assistência dos EUA não é suficiente para derrotar a Rússia

Em entrevista para emissora norte-americana, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, falou sobre a ajuda dos EUA à Kiev.
Sputnik
"A assistência substancial que os Estados Unidos estão fornecendo à Ucrânia não é suficiente para ajudá-la a derrotar a Rússia, disse o presidente ucraniano em entrevista à CNN.

"[Os] Estados Unidos estão ajudando a Ucrânia, ajudando muito, mas não é suficiente para vencer", disse Zelensky.

O presidente ucraniano afirmou que não quer que outros países lutem em seu território, mas destacou que os Estados Unidos como economia mundial podem ajudar a Ucrânia com armas, finanças e influenciando as decisões de outros países.
Panorama internacional
Biden rechaça temor por racha de aliança pró-Ucrânia: 'Não tenho medo'
Ele rejeitou a possibilidade de uma solução diplomática que envolveria, segundo Zelensky, "ceder parte de suas regiões".

"Os ucranianos não estão prontos para desistir de suas terras, ou concordar que esses territórios pertencem à Rússia", disse Zelensky.

Ele observou que Kiev repete constantemente essa posição, e prometeu que estava pronto para provar seu compromisso com ela.
Ainda nesta quinta-feira (7), o chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA, general James McConville, disse que o governo ucraniano busca helicópteros de ataque e sistemas de defesa aérea e antimísseis, mas quanto mais sistemas de armas os ucranianos obtêm dos Estados Unidos e dos aliados, "mais eles desejam ."
A assistência militar total dos EUA à Ucrânia desde que o presidente Joe Biden assumiu o cargo totalizou US$ 7,6 bilhões (R$ 40,5 bilhões).
Panorama internacional
Fornecimento de sistemas de longo alcance HIMARS a Kiev ameaça cidades russas, diz especialista
Comentar