Assim, conforme as fontes informantes nos círculos diplomáticos deixaram claro, desta vez não terá uma foto tradicional.
Além do mais, a emissora CNN comunicou que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que já chegou à Indonésia, planeja evitar participação na foto em caso da presença de Sergei Lavrov.
O próprio chanceler russo, comentando a alegada recusa de Antony Blinken e outros ministros de tirar foto com ele, disse que não convidou ninguém a fazer isso:
"No que se refere às declarações sobre reuniões comigo e afirmações de que eles não vão tirar foto comigo – não convidei ninguém para tirar fotos. Na verdade, não convidei ninguém para nada. Foi a Indonésia quem me convidou", respondeu.
Ontem, 7 de julho, foi organizado o jantar de boas-vindas para os delegados em Bali. De acordo com a agência japonesa Kyodo, os chefes das chancelarias dos países do G7 decidiram boicotar o evento em protesto à presença de Lavrov.
A representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, relatou anteriormente que o ministro "realizou uma série de contatos e não notou a falta dos ministros que, como se vê, boicotaram o evento". Na quinta-feira (8), Sergei Lavrov se reuniu, às vésperas do G20, com seus homólogos da China e Turquia, Wang Yi e Mevlut Cavusoglu, respectivamente, tendo mais conversações programadas.