Panorama internacional

José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola, morre em Barcelona, Espanha

José Eduardo dos Santos, antigo presidente de Angola, morreu hoje, sexta-feira (8), em Barcelona aos 79 anos de idade, informou em comunicado a Presidência angolana.
Sputnik
O ex-chefe de Estado da república faleceu no Centro Médico Teknon, na Espanha, onde estava internado na UCI.
Segundo o comunicado, o falecimento do ex-presidente ocorreu hoje às 11h10, horário da Espanha, e foi certificado por boletim médico da clínica.
José Eduardo dos Santos tinha problemas de saúde há anos e era tratado em Barcelona desde 2006. Em 23 de junho passado, ele sofreu uma paragem cardiorrespiratória e os exames médicos mostraram lesões isquêmicas irreversíveis no cérebro, segundo relata a mídia.

"O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis", diz o trecho do comunicado da Presidência, que endereçou condolências e os "mais profundos sentimentos de pesar" à família de Eduardo dos Santos.

O atual presidente angolano, João Lourenço, decretou luto nacional de cinco dias em homenagem ao ex-líder do país.
José Eduardo dos Santos foi um dos presidentes que esteve mais tempo no poder no mundo, tendo governado Angola por 38 anos, de 1979 a 2017, quando renunciou a uma nova candidatura à presidência, com João Lourenço lhe sucedendo no posto.
Comentar