"Hoje, 8 de julho de 2022, na maior empresa de construção naval da Rússia – Sevmash – ocorreu a cerimônia solene para assinatura do ato de aceitação e entrega à Marinha do submarino Belgorod", lê-se na página da empresa.
Ressalta-se que no evento participaram altos comandantes do Ministério da Defesa da Rússia, da Marinha e das administrações da região de Arkhangelsk e da cidade de Severodvinsk.
Na cerimônia de hasteamento da bandeira de Santo André, o almirante Nikolai Evmenov, comandante-chefe da Marinha russa, ressaltou que "na criação do navio foram aplicadas descobertas científicas avançadas e tecnologias de construção de ponta […]".
O referido submarino é o primeiro portador de drones Poseidon, novos armamentos de dissuasão estratégica conhecidos como arma do Juízo Final.
O drone Poseidon, de 24 metros de comprimento, é impulsionado por um reator nuclear e atinge velocidades de 185 quilômetros por hora (velocidade inalcançável para um submarino comum), operando em profundidades de mais de mil metros e calculando de forma autônoma a melhor trajetória para chegar ao destino.
Esta arma pode ser equipada com ogivas de 100 megatons, poderosas o suficiente para criar ondas radioativas gigantes, capazes de destruir cidades costeiras.