Embora Jake Sullivan não tenha esclarecido se os drones já foram entregues à Rússia, ele informou à Reuters que o Irã está se preparando para treinar as forças russas para usá-los já em julho.
"Nossas informações indicam que o governo iraniano está se preparando para fornecer à Rússia até várias centenas de UAVs [veículos aéreos não tripulados, na sigla em inglês], incluindo UAVs capazes de transportar armas", disse Sullivan durante uma coletiva de imprensa.
Nesta semana, a Marinha da Rússia concluiu seu primeiro submarino portador de drones subaquáticos nucleares Poseidon, novo armamento de dissuasão estratégica conhecido como arma do Juízo Final.
Do evento, participaram altos comandantes do Ministério da Defesa da Rússia, da Marinha e das administrações da região de Arkhangelsk e da cidade de Severodvinsk.
O drone Poseidon, de 24 metros de comprimento, é impulsionado por um reator nuclear e atinge a velocidade de 185 quilômetros por hora (inalcançável para um submarino comum), operando em profundidades de mais de mil metros e calculando de forma autônoma a melhor trajetória para chegar ao destino.