Panorama internacional

MD britânico denuncia programa da BBC sobre 'esquadrões da morte' do Reino Unido no Afeganistão

O Ministério da Defesa do Reino Unido criticou a emissora BBC por submeter a perigo a vida dos soldados se divulgar uma reportagem investigativa sobre o assassinato de civis no Afeganistão pelas forças especiais britânicas.
Sputnik
A assessoria de imprensa da entidade afirmou que a investigação da emissora faz conclusões com base em acusações já apuradas.

"Nenhuma das investigações [da polícia militar] encontrou provas suficientes para o processo judicial. As insinuações ao contrário são irresponsáveis, incorretas e colocam em perigo nosso valente pessoal das Forças Armadas tanto em campo como na reputação", diz o comunicado publicado nas redes sociais.

O The Times cita o comentário de um representante da BBC que chamou o programa de culminação de uma investigação que durou quatro anos e repleto de novos dados e depoimentos de testemunhas.
Panorama internacional
Plano do Reino Unido de reduzir tropas 'vai quebrar' o resto do Exército britânico, alerta general
Segundo a informação no site do canal, a BBC investigou uma série de operações durante as quais os soldados do Serviço Aéreo Especial do Reino Unido (SAS, na sigla em inglês) mataram soldados afegãos detidos desarmados durante rendição.

"As forças especiais britânicas mataram centenas de pessoas em ataques noturnos no Afeganistão, mas teriam sido algumas delas execuções a tiro?", diz o anúncio ao programa "Exposição dos esquadrões da morte SAS: crime de guerra britânico?".

Segundo o jornal, o ministério ainda não viu o programa que deve ser transmitido na terça-feira às 21h00, no horário de Londres (às 17h00, no horário de Brasília).
Comentar