A declaração de Marochko foi publicada nas redes sociais.
"Formações armadas da Ucrânia realizaram um ataque massivo contra a unidade de defesa antiaérea, que garante a segurança da cidade de Lugansk. Até o momento, todas as medidas foram tomadas para garantir a segurança dos civis", afirmou.
A cidade de Lugansk é a capital da RPL e uma das maiores cidades de Donbass. A região é parte dos esforços de libertação da operação militar especial russa que tem enfrentado forças ucranianas para garantir a segurança regional.
Tanque T-80 da milícia popular da RPL nos arredores de Lisichansk, 2 de julho de 2022
© Sputnik / Viktor Antonyuk
A operação militar na Ucrânia foi deflagrada pela Rússia no fim de fevereiro após pedidos de assistência da RPL e da República Popular de Donetsk (RPD). O pedido de ajuda a Moscou veio após uma escalada de violações de cessar-fogo por parte de Kiev.
As forças ucranianas são financiadas e armadas pelos Estados Unidos e seus aliados, que têm enviado armamentos cada vez mais sofisticados para a região. O apoio bélico recentemente incluiu os lançadores múltiplos de foguetes de longo alcance Himars. Nos últimos dias, a Ucrânia intensificou ataques com armas de artilharia contra alvos em áreas controladas por forças russas e aliadas.