Nesta quarta-feira (13), a Comissão Europeia disse que foi aconcelhada a não proibir o trânsito ferroviário de mercadorias russas sancionadas para Kaliningrado se o trânsito estiver sob controle apropriado dos Estados-membros da União Europeia.
Entretanto, o caminho rodoviário feito pelas mercadorias continuará proibido.
"Esta orientação confirma que o trânsito rodoviário de mercadorias sancionadas com operadores russos não é permitido pelas medidas da UE. Não existe proibição semelhante para o transporte ferroviário, sem prejuízo da obrigação dos Estados-membros de realizarem controles eficazes", dizia o comunicado.
Em resposta, Moscou, através da representante do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou que estudará os esclarecimentos publicados pela UE sobre o trânsito para Kaliningrado.
"Os eventos estão se desenrolando on-line. Como os colegas me informam agora, a Comissão Europeia acaba de publicar os esclarecimentos relevantes há menos de um minuto, então agora precisamos estudá-los, forneceremos informações mais detalhadas", disse a representante.
Em abril, a UE baniu o trânsito de caminhões russos, mas aplicou uma exceção aos veículos em direção a Kaliningrado. As atuais restrições sobre a circulação de bens da Rússia, anunciadas pela Lituânia, se aplicam a todo o transporte de bens sancionados por Bruxelas.
Já em meados de junho, a Lituânia notificou a região de Kaliningrado sobre o banimento do trânsito por ferrovias de bens sob sanções da UE, o que deu início a uma crise diplomática na região.