"Os volumes do carvão russo, oferecidos com desconto, serão capazes de afetar o carvão australiano, e talvez o indonésio, nos mercados da China e Índia", disse.
De acordo com o analista, a saída do carvão russo da Europa está criando uma grande escassez na região, que será preciso compensar através do fornecimento de outras fontes.
"Isso já levou a que os preços do carvão fornecido à Europa tenham superado os US$ 430 [R$ 2.345] por tonelada, estabelecendo um recorde histórico no porto australiano de New Castle", lembrou Kalachev.
O especialista supõe que na situação atual será melhor se os negociantes estrangeiros mudarem a direção das exportações do carvão da Austrália e Indonésia para o mercado caro da Europa. Além disso, será preciso direcioná-lo ao Japão e Coreia do Sul, que também rejeitaram as importações deste combustível da Rússia, disse o analista.
Contudo, nesse contexto, aumenta o custo das entregas, devido ao aumento da distância entre o exportador e o importador, além dos prazos, o que no fim das contas aumentará o preço médio do carvão para os consumidores, comunicou.
No âmbito do quinto pacote de sanções contra a Rússia, a União Europeia decidiu começar a rejeitar gradualmente as importações do carvão russo. Os países da UE introduziram uma proibição completa das importações do carvão da Rússia a partir de agosto de 2022.