A artilharia da Ucrânia disparou contra o mercado central da cidade de Slavyansk, na República Popular de Donetsk (RPD), para acusar as Forças Armadas russas de ataques indiscriminados. A informação foi dada nesta sexta-feira (15) pelo coronel-general Mikhail Mizintsev, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia.
"Foi constatado, por meio de fontes confiáveis, que em Slavyansk, na República Popular de Donetsk, a fim de incutir sentimentos antirrussos entre a população civil, unidades das Forças Armadas ucranianas, com aprovação da administração local, bombardearam áreas residenciais no entorno do mercado central", disse Mizintsev.
Ele acrescentou que, alguns minutos após o bombardeio, repórteres da mídia ucraniana estavam trabalhando no local, fazendo fotos e vídeos das consequências dos ataques supostamente indiscriminados das tropas russas contra civis.
O general destacou que, no curso da operação especial, as Forças Armadas da Rússia prestam assistência e apoio abrangentes aos civis, tratam a população civil de forma exclusivamente humana e não atacam instalações de infraestrutura civil.
Ataques contra a população civil têm sido uma arma usada por nacionalistas ucranianos. Na semana passada, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que forças ucranianas fizeram idosos residentes de um asilo localizado na vila de Stara Krasnyanka de escudo humano.