Zhang fez a confirmação ao ser questionado durante uma coletiva de imprensa. "Com certeza, Belarus já aplicou oficialmente sua candidatura a membro pleno", disse. Atualmente Belarus é um Estado-observador na organização.
O secretário-geral acrescentou que a SCO está pronta para dar início aos procedimentos legais necessários para a adesão do país europeu. O representante da SCO afirmou ainda que esse passo é uma demonstração de que os valores e princípios da organização correspondem aos de Belarus.
Presidente russo, Vladimir Putin, e presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, antes da cúpula informal da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) em São Petersburgo, Rússia, 28 de dezembro de 2021
© Sputnik / Yevgeny Biyatov
Na segunda-feira (11), o chanceler do Uzbequistão, Vladimir Norov, havia adiantado que o pedido de Belarus para integrar a SCO havia sido enviado aos países-membros da organização. Segundo Norov, o processo de adesão de Minsk terá início na cúpula da SCO em Samarkand, no Uzbequistão. O encontro será realizado entre os dias 15 e 16 de setembro.
Criada em 2001, a SCO é uma organização intergovernamental internacional permanente fundada por Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão. Em 2017, a organização se expandiu ao integrar Paquistão e Índia. Além de Belarus, a organização tem como Estados-observadores o Afeganistão, o Irã e a Mongólia.