A BAE System fez o anúncio por meio de um comunicado de imprensa atribuindo os valores ao Ministério da Defesa do Reino Unido. Segundo a empresa, os caças de combate da Força Aérea britânica receberão um pacote de novas capacidades.
Mais cedo, o ministro da Defesa do Reino Unido, Jeremy Quin, anunciou a decisão durante um evento realizado na base aérea de Fairford, ainda segundo o comunicado.
Eurofighter Typhoon do Reino Unido voando sobre a base aérea Ovda durante exercícios militares perto de Eilat, sul de Israel, 24 de outubro de 2021
© AP Photo / Tsafrir Abayov
O plano de atualização dos caças "inclui a entrega do radar Mk 2 do Sistema Comum de Radar Europeu [ECRS, na sigla em inglês] de última geração". A empresa acrescentou que o projeto garantirá que as aeronaves modernizadas possam integrar novos recursos e armas adicionais até o final da década. O comunicado fala ainda em "combater ameaças emergentes até 2040".
Ainda segundo a empresa, o investimento ajudará a manter 20 mil empregos em todo o Reino Unido e contribuirá para o treinamento e a implementação de uma nova geração de engenheiros, técnicos e fabricantes aeroespaciais em todo o país.