As forças dos EUA levaram petróleo da Síria para o Iraque em um comboio de 40 caminhões, disse no sábado (16) a agência síria SANA.
Segundo as fontes citadas, os caminhões vinham dos campos petrolíferos da região de Jazira, ocupados por militares americanos, e carregavam também equipamento militar.
O comboio, protegido por veículos blindados, cruzou então o posto fronteiriço ilegal de Al-Walid para o norte de Iraque, continua a SANA.
Em 7 de julho os militares dos EUA transferiram para o Iraque um comboio de 45 caminhões carregando petróleo da Síria usando a travessia fronteiriça de Al-Walid.
As forças militares dos EUA controlam ilegalmente territórios no norte e nordeste da Síria, nas províncias de Deir ez-Zor, Al-Hasakah e Raqqa, onde estão localizados os maiores campos de petróleo e gás da Síria. Damasco apenas reconhece como legal a presença da Rússia na Síria e tem chamado repetidamente a presença dos militares americanos em seu território como ocupação e pirataria estatal com o propósito de roubo dos seus hidrocarbonetos.
O governo sírio refere na mesma linha que os EUA roubam trigo das regiões que ocupam no país.