"Dentro da operação militar especial na Ucrânia, as forças de mísseis e artilharia russas usam com sucesso munições guiadas de precisão do Tornado-S. Essas armas garantem alta precisão e eficácia contra alvos, em particular, ao destruir militantes de grupos nacionalistas ucranianos e atingir posições de artilharia durante fogo de contra-bateria", afirmou a fonte.
Ela acrescentou que a munição guiada de precisão do Tornado-S supera as armas equivalentes do HIMARS dos EUA em termos de alcance de tiros, capacidade de potência da ogiva e precisão.
De acordo com documentos públicos, os mísseis guiados de precisão 9M544 e 9M549 foram desenvolvidos para os sistemas Tornado-S, que têm um alcance de disparo aumentado de 120 quilômetros e um raio de probabilidade de erro circular de cinco a sete metros.
O Tornado-S foi criado com base no sistema Smerch, desenvolvido na União Soviética, e é fornecido aos militares russos desde 2019.
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial para "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia".
Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalações da infraestrutura militar ucraniana sem realizar ataques contra alvos civis em cidades.
Os militares russos também organizam corredores humanitários para população civil que foge da violência dos neonazistas e nacionalistas.