"O Corpo de Fuzileiros Navais norte-americano testa com sucesso o Sistema de Defesa Antiérea Cúpula de Ferro. O protótipo da Capacidade de Interceptação de Médio Alcance (MRIC) do Corpo de Fuzileiros atingiu com sucesso diversos alvos de mísseis de cruzeiro desde direções diferentes e em trajetórias diferentes durante o teste de fogo real no Campo de Testes de Mísseis de White Sands, no Novo México", relatou a pasta nas redes sociais.
O protótipo testado está equipado com o radar Gator orientado para tarefas terrestres e com o sistema de controle de combate CAC2S, bem como com o interceptador Tamir da Cúpula de Ferro capaz de interceptar mísseis de cruzeiro, veículos aéreos não tripulados, foguetes e projéteis de artilharia e de morteiro.
O interceptador foi desenvolvido pelo fabricante de armas israelense Rafael, que foi contratado para desenvolver e adaptar a Cúpula de Ferro às necessidades do Corpo de Fuzileiros Navais norte-americano, bem como para testes e manutenção do sistema.
"Este teste provou que o interceptador Tamir da Cúpula de Ferro e os componentes terrestres associados podem ser integrados de forma rápida e eficiente em qualquer arquitetura de defesa relevante e interceptar com sucesso ameaças aéreas variadas em cenários complexos e avançados. Aguardamos muito novas parcerias com as Forças Armadas dos EUA em defesa aérea e de mísseis", afirmou Moshe Patel, chefe da Organização de Defesa de Mísseis israelense no MD do país.
O teste também mostrou a capacidade dos sistemas da Rafael de se integrarem de forma ideal com outros sistemas de defesa, revelando uma combinação bem-sucedida de todos seus equipamentos, sublinhou o vice-presidente executivo da Rafael, Pinhas Yungman, enfatizando que foi uma "mensagem significativa" para outros clientes, tanto nos Estados Unidos como no mercado internacional.