Notícias do Brasil

Ciro Gomes supera Lula em engajamento no TikTok

Após estrear com um bom número de visualizações na plataforma, Lula foi ultrapassado por Ciro. Jair Bolsonaro segue liderando em engajamento.
Sputnik
Terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para as eleições deste ano, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) superou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em engajamentos na plataforma TikTok. O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue na liderança em engajamentos na rede social.
Segundo um levantamento publicado nesta quarta-feira (20) no jornal O Globo, na semana entre os dias 4 e 10 de julho, Ciro publicou um vídeo que alcançou 339.800 visualizações, 18 vezes mais que o registrado na semana anterior. No vídeo, ele afirmava ter recebido uma denúncia do economista Eduardo Moreira sobre uma suposta intenção dos bancos de fazer um empréstimo consignado com o Auxílio Emergencial, a uma taxa de juros de 80%.
No mesmo período, o vídeo com mais visualizações de Lula tinha como tema a educação. A publicação alcançou 227.200 visualizações, uma queda de 19,5% em engajamento. Já Bolsonaro fez o caminho inverso: cresceu 87% em número de curtidas, 47% em número de comentários e 33% em visualizações.
Notícias do Brasil
Campanha política na TV e Rádio tem mais força que Internet e Redes Sociais?
Para Luiza Mello, doutoranda em comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que fez o levantamento em parceria com o pesquisador Djiovanni Marioto, doutorando em ciência política pela Universidade Federal do Paraná (Ufpr), afirmou que alguns fatores explicam o desempenho dos três presidenciáveis. Ela destaca que o tema tratado no vídeo de Ciro, uma denúncia sobre um assunto que está em alta, o Auxílio Emergencial, fez a publicação alcançar uma boa marca em engajamento.
Por outro lado, Luiza aponta que o atraso de Lula em entrar na plataforma, estreando há apenas duas semanas, impactou no engajamento. Embora o vídeo de estreia tenha obtido um bom número de visualizações (428 mil), o engajamento não se manteve em alta. Já Bolsonaro tem um perfil consolidado na plataforma, na qual estreou em outubro de 2021. O fato de ele estar há mais tempo no TikTok reflete a importância que as redes sociais têm para o presidente. Elas são um de seus redutos eleitorais e canais de divulgação.
Comentar