Terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para as eleições deste ano, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) superou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em engajamentos na plataforma TikTok. O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue na liderança em engajamentos na rede social.
Segundo um levantamento publicado nesta quarta-feira (20) no jornal O Globo, na semana entre os dias 4 e 10 de julho, Ciro publicou um vídeo que alcançou 339.800 visualizações, 18 vezes mais que o registrado na semana anterior. No vídeo, ele afirmava ter recebido uma denúncia do economista Eduardo Moreira sobre uma suposta intenção dos bancos de fazer um empréstimo consignado com o Auxílio Emergencial, a uma taxa de juros de 80%.
No mesmo período, o vídeo com mais visualizações de Lula tinha como tema a educação. A publicação alcançou 227.200 visualizações, uma queda de 19,5% em engajamento. Já Bolsonaro fez o caminho inverso: cresceu 87% em número de curtidas, 47% em número de comentários e 33% em visualizações.
Para Luiza Mello, doutoranda em comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que fez o levantamento em parceria com o pesquisador Djiovanni Marioto, doutorando em ciência política pela Universidade Federal do Paraná (Ufpr), afirmou que alguns fatores explicam o desempenho dos três presidenciáveis. Ela destaca que o tema tratado no vídeo de Ciro, uma denúncia sobre um assunto que está em alta, o Auxílio Emergencial, fez a publicação alcançar uma boa marca em engajamento.
Por outro lado, Luiza aponta que o atraso de Lula em entrar na plataforma, estreando há apenas duas semanas, impactou no engajamento. Embora o vídeo de estreia tenha obtido um bom número de visualizações (428 mil), o engajamento não se manteve em alta. Já Bolsonaro tem um perfil consolidado na plataforma, na qual estreou em outubro de 2021. O fato de ele estar há mais tempo no TikTok reflete a importância que as redes sociais têm para o presidente. Elas são um de seus redutos eleitorais e canais de divulgação.