Panorama internacional

EUA querem estabelecer limite para preço do petróleo russo até dezembro, diz Tesouro

Um teto para os preços do petróleo russo pode ser estabelecido até dezembro deste ano, disse o vice-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Wally Adeyemo.
Sputnik
"Nosso objetivo é garantir que estaremos em uma posição para que um teto de preço possa ser adicionado", disse Adeyemo.
Segundo o vice-secretário do Tesouro, os Estados Unidos não só contam com a diminuição dos preços do petróleo nos mercados mundiais, mas também acreditam que normas não vão interferir no abastecimento dos recursos energéticos russos.
Entretanto, o vice-primeiro-ministro russo Aleksandr Novak disse ao canal russo Piervy Kanal que Moscou não manterá o fornecimento de petróleo com um teto inferior aos custos de produção.
Os países do G7 estão explorando ativamente a possibilidade de impor preços máximos ao petróleo russo, bem como introduzir outras medidas para limitar receitas de exportação da Rússia. O plano, porém, ainda não teve êxito, nem com embargos ao petróleo russo, inclusive pela União Europeia, nem com recusas de empresas estrangeiras.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, afirmou que a tentativa é outro elemento da guerra psicológica promovida pelo Ocidente.
Panorama internacional
União Europeia anuncia 7° pacote de sanções contra a Rússia
Desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, os EUA e seus aliados iniciaram a aplicação de sanções contra Moscou. Entre as medidas estão restrições econômicas às reservas internacionais russas e a suas exportações de petróleo, gás, aço e ferro.
Além disso, a União Europeia censurou o acesso às mídias russas Sputnik e RT em seu território. YouTube, Facebook, Instagram e Twitter também restringiram o acesso a páginas e links de veículos estatais russos. No caso do YouTube, todas essas mídias foram banidas da plataforma.
Notícias do Brasil
Especialista: atual política de preços da Petrobras só favorece importadores de combustível dos EUA
Comentar