Após os EUA se posicionarem e dizerem que confiam no processo eleitoral brasileiro, nesta quinta-feira (21) foi a vez do Reino Unido emitir declarações sobre o pleito a ser realizado no Brasil este ano.
"Acreditamos na força da democracia do Brasil, que conta com instituições sólidas e transparentes. Em eleições passadas, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas se mostraram seguros e passaram a ser reconhecidos internacionalmente por sua celeridade e eficiência", disse um comunicado da embaixada britânica citado pelo jornal Valor Econômico.
Ao mesmo tempo, a chancelaria britânica afirmou que "reafirmamos nossa confiança no bom funcionamento do processo democrático do Brasil e esperamos que todo o país esteja comprometido com o respeito à democracia por meio de eleições livres e justas".
Por fim, o texto se conclui com um recado claro de que o vitorioso nas urnas terá reconhecimento de Londres: "Quem for escolhido pela nação brasileira poderá contar com o governo britânico para fortalecer as relações bilaterais e a amizade entre os dois povos."
Na quarta-feira (20), Washington também lançou uma nota declarando que as eleições no Brasil "são um modelo" para o mundo, conforme noticiado.