Panorama internacional

EUA acusam China de aumentar 'provocações' no mar do Sul da China

Autoridade do Departamento de Estado dos EUA também acrescentou que a China está se envolvendo cada vez mais em interceptações inseguras de aeronaves australianas na região.
Sputnik
Nesta terça-feira (26), Washington acusou Pequim de aumentar as "provocações" contra outros Estados que operam no mar do Sul da China, segundo a Reuters.
"Há uma tendência clara e ascendente de provocações da China contra os requerentes do mar do Sul da China e outros Estados que operam legalmente na região", disse Jung Pak, vice-secretária assistente para o Leste Asiático do Departamento de Estado dos EUA.
A declaração de Pak foi dada durante um evento no think thank Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês) referindo-se aos chineses, de acordo com a mídia.
Panorama internacional
EUA afirmam que vão defender Filipinas em caso de ataque armado no mar do Sul da China
Pak também afirmou que as aeronaves da China se envolveram cada vez mais em interceptações inseguras de aeronaves australianas no espaço aéreo internacional acima do mar do Sul da China, acrescentando que e em três incidentes separados nos últimos meses, os chineses teriam desafiado as atividades de pesquisa da Marinha e exploração de energia dentro da zona econômica exclusiva (ZEE) das Filipinas.
Comentar