Ciência e sociedade

Robô agarra e quebra dedo de menino de 7 anos durante partida de xadrez (VÍDEO)

Um braço robótico programado para jogar xadrez contra crianças acabou agindo como nos filmes de ficção em que robôs se revoltam contra a humanidade.
Sputnik
Durante uma partida de xadrez em Moscou entre um braço robótico e um menino de sete anos, o braço robótico acabou agarrando e quebrando o dedo da criança, mas, ao que tudo indica, de forma acidental. Segundo os relatos, o jovem fez um movimento mais rápido do que o robô esperava, o que acabou levando ao incidente.
"O robô quebrou o dedo da criança", disse o presidente da Federação de Xadrez de Moscou, Sergei Lazarev, à agência de notícias TASS. "Isso é, obviamente, ruim", comentou o presidente sobre o caso.
Ao que tudo indica, o robô foi projetado simplesmente para mover peças de xadrez em um tabuleiro e pode não ter entendido que estava realmente agarrando o dedo de uma criança.
De acordo com a apuração, o imprevisto deve acabar promovendo a revisão do equipamento para evitar novos incidentes, mas a boa notícia é que o menino, já com o dedo imobilizado, voltou a jogar xadrez no dia seguinte.
Ciência e sociedade
Cientistas desenvolvem o menor robô ambulante controlado remotamente já construído (FOTO)
"O robô foi alugado por nós, ele tem sido mostrado em muitos lugares, há muito tempo, com especialistas [presentes]", disse Lazarev. "Os operadores de robôs, aparentemente, terão que pensar em reforçar a proteção para que essa situação não volte a acontecer."
Conforme máquinas e robôsw se tornam mais avançados, fortes e presentes em nossas vidas, aumenta a necessidade de implementar medidas de segurança para promover a melhor interação com esta tecnologia, especialmente com a adição da inteligência artificial neste cenário.
Embora o incidente seja sério e preocupante, aparentemente deve se tratar de um caso de mau funcionamento da máquina, segundo a Science Alert.
Comentar