Panorama internacional

China e Indonésia aprofundam laços e injetam estabilidade no Pacífico, diz mídia

Na terça-feira (26), o presidente chinês Xi Jinping conversou com o presidente indonésio Joko Widodo, em Pequim, sobre a sólida relação China-Indonésia, enfatizando o forte compromisso para aumentar seus laços bilaterais.
Sputnik
De acordo com o Global Times, o presidente Xi assinalou que a confiança mútua estratégica foi ainda mais consolidada e a cooperação em quatro pilares – cooperação política, econômica, interpessoal e marítima – tem sido aprofundada.
Segundo a mídia, os dois lados esperam manter a paz e a estabilidade regionais, promovendo a unidade e a cooperação internacionais.
"Os fatos provaram que uma relação sólida China-Indonésia não apenas atende aos interesses compartilhados de longo prazo de ambos os países, mas também tem impactos positivos e de longo alcance regional e globalmente", disse Xi.
O presidente chinês pediu que a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota se intensificasse para obter resultados ainda mais frutíferos como, por exemplo, a conclusão da ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung dentro do cronograma. Para o líder, a solidariedade em prol do desenvolvimento é o verdadeiro multilateralismo e a contribuição da Ásia para o desenvolvimento da governança global.
Panorama internacional
Mar do Sul da China não é 'parque de safári' para países fora da região, diz Pequim
O presidente Widodo disse que, em um cenário internacional cheio de incertezas, a sólida cooperação entre a Indonésia e a China demonstrou o caráter estratégico das relações bilaterais, e seu trabalho é dar continuidade ao aprofundamento dessa parceria estratégica abrangente, que contribui ainda mais para a paz regional e o desenvolvimento global.
De acordo com o comunicado conjunto divulgado após as negociações, os dois líderes nacionais saudaram a cooperação dos dois países no combate à pandemia de COVID-19 e as conquistas na recuperação econômica.
Para além disso, os dois chefes de Estado concordaram em definir a direção geral da construção de uma comunidade China-Indonésia com um futuro compartilhado, dando um exemplo de benefício mútuo, desenvolvimento comum e pioneirismo da cooperação Sul-Sul entre os principais países em desenvolvimento.
Esta é a primeira viagem de Widodo ao leste da Ásia desde o início da pandemia de COVID-19, e a China é sua primeira parada, um sinal bastante importante no momento em que os EUA tentam estender sua influência na Ásia-Pacífico.
Comentar