Panorama internacional

Teerã e Moscou pretendem criar sistema conjunto de transações bancárias

A Rússia e o Irã estão trabalhando para lançar um sistema conjunto de transações bancárias, semelhante ao sistema SWIFT, informou o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã para a Diplomacia Econômica, Mehdi Safari.
Sputnik
"De fato, os dois países que querem desdolarizar suas transações devem ter um sistema especial, semelhante ao SWIFT [...] Estamos prestes a chegar a um bom acordo, que nos permitiria realizar transações entre as moedas dos dois países", disse o vice-ministro à Sputnik.
O diplomata informou que Teerã e Moscou apresentaram seus projetos para o sistema em questão.
Após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, em 24 de fevereiro, vários países como os EUA e membros da União Europeia (UE) adotaram inúmeras sanções contra Moscou que, entre outros aspectos, preveem a desconexão parcial da Rússia do sistema SWIFT, a plataforma que conecta o sistema financeiro internacional.
SWIFT (sigla em inglês de Sociedade para as Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais) é uma plataforma que conecta cerca de 11.000 instituições financeiras em mais de 200 países e serve como base do sistema financeiro internacional.
Atualmente, a Rússia, assim como muitos outros países, busca, em meio à crise econômica, realizar transações em diversas esferas em suas respectivas moedas.
Panorama internacional
Adeus SWIFT? É criado novo sistema de pagamentos interbancários na Rússia
Comentar