Segundo Trump, agora nos Estados Unidos se acumularam muitos problemas, entre eles o aumento da criminalidade, a corrupção no sistema de ensino, a burocracia, uma inflação alta e um fluxo migratório. Tendo isso em conta, Trump prometeu seguir com as suas atividades políticas, não obstante as tentativas da "máquina estatal corrupta" de o impedir.
"Porque, se eu não continuar com isso, a nossa nação está destinada a se tornar uma nova Venezuela ou mais uma União Soviética. Estamos caminhando nessa direção. Ou estamos correndo o risco de nos convertermos em uma Cuba de dimensões muito grandes", afirmou o ex-presidente norte-americano falando em um evento do America First Policy Institute.
O discurso em Washington marcou a primeira aparição pública do ex-chefe da Casa Branca na capital norte-americana após o término do seu mandato presidencial. Anteriormente, Trump criticou por diversas vezes as ações da administração Biden. Entre outras coisas, Trump chamou as políticas norte-americanas em relação à Ucrânia de "loucura", defendendo que estas podem levar à terceira guerra mundial.
Durante o seu discurso em Washington, Trump também declarou que os Estados Unidos tinham se transformado em uma "nação mendicante" ao pedir energia a outros países, salientando também a inflação mais alta em 49 anos.