Os líderes dos bancos ocidentais JPMorgan Chase, Citigroup e HSBC estão cometendo crimes de guerra ao continuar a financiar indiretamente o Estado russo, disse Oleg Ustenko, conselheiro econômico do presidente ucraniano.
Em entrevista à emissora CNBC, dos EUA, Ustenko anunciou que Kiev continua a coletar dados sobre bancos que acredita estarem financiando comerciantes de petróleo russo e planeja encaminhar suas queixas ao Tribunal Penal Internacional (TPI).
"Em nossa lógica, todos que estão financiando esses criminosos de guerra [da Rússia], que estão fazendo essas coisas terríveis na Ucrânia, estão cometendo crimes de guerra", disse Oleg Ustenko.
De acordo com o funcionário do governo ucraniano, Kiev não perseguirá os próprios bancos, mas seus líderes e gerentes.
Ustenko já havia pedido aos chefes de vários grandes bancos ocidentais que cortassem relações com empresas que comercializam petróleo russo e vendessem todas as suas ações em empresas russas de petróleo e gás, como Rosneft e Gazprom.
O assessor de Zelensky acusa os CEOs do JPMorgan Chase, HSBC, Citigroup e outras instituições financeiras de "prolongar" o conflito ucraniano e os advertiu de que seriam impedidos de participar da reconstrução da Ucrânia.
O consultor econômico teria enfatizado que os braços de gestão de ativos do HSBC e do Credit Agricole ainda detêm ações da Gazprom e da Rosneft, enquanto o Citigroup supostamente fornece linhas de crédito a outro gigante russo de petróleo e gás, o Lukoil.
Kiev acredita que o JPMorgan Chase detém participações no maior banco estatal da Rússia, o Sberbank, bem como na Gazprom e na Rosneft.
Ustenko disse que o Ministério da Justiça da Ucrânia pretende processar esses bancos no TPI, que não pode investigar ou processar governos ou corporações, mas pode visar indivíduos dessas organizações.