O clima extremo vem sendo destaque em noticiários da Europa e dos EUA este ano. Desde que começou o verão no hemisfério norte, vários países sofreram com incêndios florestais e mortes decorrentes das altas temperaturas.
Um pouco fora do radar, no entanto, está a forte onda de calor que castiga a Índia. Na última sexta-feira (29), o governo indiano divulgou um relatório apontando as consequências do que está foi considerado o mais extremo verão já visto no país.
Somente este ano, segundo noticiado, já foram 203 dias de onda de calor extrema, divididos entre as 20 regiões do país. O número de dias supera em muito os 36 registrados em 2021. A região norte foi a mais afetada, em especial os estados de Rajasthan e Punjab, na fronteira com o Paquistão. As temperaturas chegaram a 49°C.
A Índia é considerada um dos países mais vulneráveis ao aquecimento global. Estimativas apontam que se as mudanças climáticas elevarem a temperatura global em 2ºC será impossível trabalhar ao ar livre na Índia por mais da metade do ano.