Panorama internacional

Nova York declara estado de emergência por surto de varíola dos macacos

Com 1.382 casos relatados em apenas um dia, na última sexta-feira (29), o estado tem a maior taxa de transmissão da doença nos EUA.
Sputnik
O estado de Nova York decretou neste sábado (30) estado de emergência diante do aumento no número de casos de varíola dos macacos.
Com 1.382 casos relatados em apenas um dia, na última sexta-feira (29), o estado tem a maior taxa de transmissão da doença nos Estados Unidos. A medida foi anunciada pela governadora de Nova York, Kathy Hochul, em sua conta no Twitter.
"Estou declarando estado de emergência estadual para fortalecer nossos esforços contínuos de combate ao surto de varíola dos macacos. Esta ordem executiva nos permite responder mais rapidamente e permite que os profissionais de saúde tomem medidas adicionais para vacinar mais nova-iorquinos", escreveu a governadora.
Ciência e sociedade
Anvisa cria comitê de emergência para varíola dos macacos
Segundo noticiado, o estado de emergência autoriza médicos, farmacêuticos, parteiras e enfermeiros a administrarem vacinas. De acordo com Kathy Hochul, o estado já vem elevando esforços para adquirir mais testes e vacinas e para informar a população sobre a doença.
A varíola dos macacos foi declarada uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na semana passada. O número de infectados no mundo já passa de 18 mil, a maioria deles (70%) na Europa.
Brasil e Espanha foram os primeiros países a registrar mortes por varíola dos macacos fora da África, onde a doença é endêmica. A transmissão da doença ocorre por meio de contato próximo com uma pessoa infectada. Entre os sintomas, está febre, dor de cabeça e dores musculares, linfonodos inchados, calafrios, exaustão, além de erupções cutâneas e pústulas nas mãos e no rosto.
Comentar