Israel avaliará caças F-35 após EUA suspenderem operações dos caças de 5ª geração por falhas

A Força Aérea de Israel vai avaliar todos os seus caças F-35 nos próximos dias. A ação ocorre logo depois que os EUA suspenderam as operações deste modelo de caças de quinta geração devido a problemas com os assentos ejetáveis.
Sputnik
As Forças de Defesa de Israel (FDI), citadas pelo jornal The Times of Israel, informaram ter recebido informações sobre um problema na segurança de baixo risco nos caças F-35.
Além disso, Israel estaria coordenando uma averiguação com os militares norte-americanos e o escritório do programa conjunto dos F-35 para decidir uma possível suspensão da frota israelense.
Na sexta-feira (30), a Força Aérea dos EUA imobilizou toda a sua frota de caças F-35 depois que foi encontrado um componente defeituoso no sistema de ejeção dos assentos, o que poderia impedir que os pilotos fossem ejetados com segurança da aeronave durante uma emergência.
Frota de F-35 dos EUA imobilizada depois que foi encontrado defeito de fabricação
A imobilização foi iniciada em 19 de julho para verificar todos os dispositivos com carga explosiva (CAD, na sigla em inglês) da Martin-Baker usados para acionar os assentos de ejeção com os pilotos, se necessário.
Problemas semelhantes afetaram ainda os aviões Eurofighter Typhoon britânicos e sua esquadrilha de acrobacia aérea Red Arrow, informou em 22 de julho a Força Aérea Real do Reino Unido.
Comentar