A missão emitiu um comunicado afirmando que a situação geral de segurança nos municípios da região é "tensa".
"A missão da KFOR liderada pela OTAN está monitorando de perto e está preparada para intervir se a estabilidade for comprometida, de acordo com seu mandato, proveniente da resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU de 1999", disse KFOR.
De acordo com a publicação, a OTAN apoia o diálogo facilitado pela União Europeia (UE) e pede a Pristina e Belgrado que continuem as negociações.
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, durante coletiva de imprensa após encontro com o chanceler russo, Sergei Lavrov, em Belgrado, na Sérvia, em 10 de outubro de 2021
© Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia
/ "A KFOR tomará todas as medidas necessárias para manter um ambiente seguro e protegido no Kosovo em todos os momentos, de acordo com seu mandato da ONU", enfatizou a missão.
Mais cedo neste domingo (31), a polícia do Kosovo relatou disparos na direção de seus oficiais em meio às tensões na cidade fronteiriça de Kosovska Mitrovica. Apesar disso, nenhuma vítima foi confirmada até agora. Em resposta, a polícia local fechou os pontos de passagem administrativos de Jarinje e Brnjak e sirenes de ataque aéreo foram ouvidas na cidade, onde sérvios e albaneses estavam se reunindo.