O presidente sérvio chegou ao quartel-general do Estado-Maior da Sérvia na noite deste domingo (31). Em entrevista à TV Pink, Vucic agradeceu o posicionamento de Moscou.
"Quero agradecer especialmente — sempre esquecemos, porque isso não é nem preciso dizer tanto para nós quanto para eles — aos representantes do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, que notaram com precisão o que estava acontecendo e reagiram muito, muito corretamente", disse.
Vucic acrescentou que Belgrado estava trabalhando para reduzir as tensões no norte do Kosovo e que o chefe do Estado-Maior sérvio, general Milan Mojsilovic, está em diálogo com o comandante da missão da força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês) liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que deveria chegar a Kosovska Mitrovica à meia-noite do horário local (19h00 no horário de Brasília).
Em Belgrado, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, participa de evento ao lado do tenista Novak Djokovic, em 3 de fevereiro de 2022
© AP Photo / Darko Vojinovic
Anteriormente, a missão da OTAN emitiu um comunicado afirmando que a situação geral de segurança nos municípios da região do norte do Kosovo é "tensa" e que está preparada para intervir caso a estabilidade local seja comprometida.
Mais cedo, a polícia do Kosovo anunciou que houve disparos na direção de seus oficiais em meio às tensões na cidade fronteiriça de Kosovska Mitrovica, mas não há relatos de vítimas. A polícia local fechou os pontos de passagem administrativos de Jarinje e Brnjak e sirenes de ataque aéreo foram ouvidas na região.