Aleksei Reznikov, ministro da Defesa da Ucrânia, relatou na segunda-feira (1º) que Kiev recebeu lançadores múltiplos de foguetes dos EUA e da Alemanha.
"4 HIMARS adicionais chegaram à Ucrânia. Estou grato ao presidente dos EUA, Lloyd Austin, secretário da Defesa e povo dos EUA pelo fortalecimento do Exército da Ucrânia", disse Reznikov no Twitter.
"O terceiro irmão da família Long Hand, o lançador múltiplo de foguetes MARS II da Alemanha, chegou à Ucrânia. Obrigado à Alemanha e pessoalmente à minha colega Christine Lambrecht, ministra da Defesa, por estes sistemas", continuou ele.
Os HIMARS têm um alcance máximo de 300 km, enquanto os MARS II, a versão alemã dos lançadores múltiplos de foguetes M270 americanos, têm um alcance de até 70 km.
Apesar de fornecer armas a Kiev há vários anos, o Ocidente aumentou o fluxo depois que a Rússia começou em 24 de fevereiro uma operação militar especial na Ucrânia em resposta a pedidos de ajuda das repúblicas populares de Donbass alguns dias antes, e devido ao "genocídio" da população russófona da região. Moscou também vê como ameaça a militarização do vizinho, a possibilidade de entrar na OTAN e de tentar atacar território russo, como a Crimeia.
Moscou tem criticado tais ações dos países ocidentais, enfatizando que elas prorrogam o conflito e o sofrimento das pessoas no país.