A nova imagem capturada pelo telescópio James Webb mostra a misteriosa Cartwheel e outras duas galáxias espirais menores.
Sua formação, com uma aparência muito semelhante à da roda de uma carroça, foi resultado de uma colisão entre uma grande galáxia espiral e outra menor.
A Cartwheel está localizada a aproximadamente 500 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sculptor.
Esta misteriosa galáxia possui dois anéis, um interno brilhante e um colorido circundante, sendo que ambos se expandem para fora do centro de colisão, como ondulações em um lago após uma pedra ser atirada na água.
A Cartwheel está localizada a aproximadamente 500 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sculptor
© Foto / NASA, ESA, CSA, STScI
Além disso, a Cartwheel é considerada um mistério, já que a poeira em sua volta obscurece sua visão. Contudo, o James Webb conseguiu revelar novos detalhes de sua estrutura.
Suas áreas mais brilhantes hospedam as estrelas mais antigas, já o anel exterior, que se expandiu por aproximadamente 440 milhões de anos, é dominado pela formação de novas estrelas e supernovas.
O telescópio também revelou que, à medida que este anel se expande, ele penetra no gás circundante e desencadeia a formação de estrelas.