Panorama internacional

Ucrânia diz que é improvável que acordo de grãos resulte em negociações entre Moscou e Kiev

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, disse nesta quarta-feira (3) que não apoia o entendimento da Turquia acerca do acordo de grãos.
Sputnik
Para as autoridades de Ancara, o tratado sobre grãos possivelmente facilitará as negociações entre Moscou e Kiev. Dmitry Kuleba, entretanto, esclareceu que o lado ucraniano "não compartilha desse tipo de otimismo".

"Em relação aos sinais mais encorajadores que a Turquia está enviando após o acordo de grãos, dizendo que é um pré-requisito para um acordo mais amplo entre a Ucrânia e a Rússia, não compartilhamos desse tipo de otimismo", disse Kuleba.

Notícias do Brasil
Celso Amorim: para resolver crise na Ucrânia, objetivo deve ser chegar à paz, e não debilitar Rússia
Em julho, Yuri Ushakov, assessor presidencial russo, esclareceu que a delegação de negociação ucraniana não manteve contato com a Rússia depois de assinar os acordos de exportação de grãos em Istambul.
Em 22 de julho, negociações de quatro vias em Istambul intermediadas pelas Nações Unidas resultaram em acordos para retomar as exportações de grãos através do mar Negro a partir de três portos ucranianos.
O tratado ainda abriu caminho para alimentos e fertilizantes russos acessarem os mercados globais, em um esforço para estabilizar a alta dos preços dos alimentos em todo o mundo em meio à operação militar russa na Ucrânia e às sanções ocidentais contra Moscou.
Panorama internacional
Rússia firma 'pacto alimentar' com Turquia e ONU sobre retirada de grãos ucranianos do mar Negro
Comentar