A partir da declaração formal de "emergência de saúde pública", o governo norte-americano busca intensificar o combate à doença e garantir recursos federais nesse sentido. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Xavier Becerra.
Conforme publicou a agência Reuters, o governo norte-americano também pretende, a partir da declaração, ampliar as ferramentas para frear o surto no país.
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos uma "emergência de saúde pública de preocupação internacional", o mais alto nível de alerta da organização. A declaração teve como objetivo dar início a uma resposta coordenada internacional focada na ampliação dos recursos para tratamento e disponibilização de vacinas.
Profissional de saúde prepara dose da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) no centro de vacinação municipal de Edison, em Paris, 27 de julho de 2022
© AFP 2023 / Alain Jocard
Conforme dados do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), apenas neste ano, mais de 26 mil casos da doença foram confirmados em pelo menos 80 países nos quais ela não é endêmica.
Os EUA são o país com o maior número de casos confirmados até o momento, 6.616. Logo em seguida estão a Espanha, com 4.577; a Alemanha, com 2.781; o Reino Unido, com 2.759; a França, com 2.239; e o Brasil, com 1.474.