Panorama internacional

México corre contra o tempo para resgatar mineiros presos há quatro dias em mina inundada

Dez mineiros estão presos em uma mina no norte do país, que colapsou e foi inundada na última quarta-feira (3).
Sputnik
Equipes de resgate do México correm contra o relógio para resgatar com vida dez mineiros que estão há quatro dias presos em uma mina de carvão inundada no município de Sabinas, no estado de Coahuila, no norte do país.
Os mineiros estão presos na mina desde a última quarta-feira (3), quando, durante o trabalho, chegaram a uma área adjacente de solo encharcado, que colapsou a parede de um túnel, desencadeando a inundação.
No último sábado (6), segundo noticiado, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou ser um "dia decisivo" para o resgate, mas até o momento não há novidades a respeito da situação dos mineiros.
Ciência e sociedade
O que se sabe até agora sobre o enigmático buraco gigante que se abriu no deserto chileno de Atacama
Familiares dos trabalhadores montaram um acampamento perto da mina, e permanecem no local aguardando notícias.
Apenas cinco mineiros conseguiram escapar do desabamento. Segundo informou o promotor regional, Gerardo Márquez, eles foram expulsos da mina pela torrente de água.
Acidentes em minas não são raros de acontecer. Em fevereiro de 2015, um incêndio deixou quase 500 trabalhadores presos em uma mina de ouro na África do Sul. Em dezembro de 2020, garimpeiros que exploravam uma mina de ouro clandestina na Nicarágua ficaram presos após o colapso da mina. No mesmo mês, no Chile, dois mineiros ficaram presos após o desabamento de uma mina de cobre em na cidade de Tierra Amarilla, na região de Atacama, norte do país.
Comentar