O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson propôs a iniciativa de fornecer às tropas ucranianas treinamento militar básico em meados de junho, com potencial para treinar até 10.000 soldados a cada 120 dias. Johnson também convidou outras nações da Força Expedicionária Conjunta (JEF, na sigla em inglês) e o Canadá para participar da iniciativa.
"A Finlândia enviará aproximadamente 20 militares ao Reino Unido para participar de um programa de treinamento para as Forças Armadas da Ucrânia", disse o Ministério da Defesa finlandês em seu site.
Os militares suecos anunciaram que vão enviar até 120 instrutores militares ao Reino Unido ainda no domingo (7), enquanto a ministra da Defesa canadense Anita Anand fez um anúncio semelhante sobre se comprometer com a iniciativa de Johnson enviando até 225 instrutores na última quinta-feira (4).
A JEF é uma força expedicionária liderada pelo Reino Unido composta por Dinamarca, Finlândia, Estônia, Islândia, Letônia, Lituânia, Países Baixos, Suécia e Noruega. A força foi inaugurada em 2014. A coalizão pode ser integrada à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ou a qualquer outra força de segurança internacional no menor tempo possível, caso haja necessidade.